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Critérios técnicos e avaliação de desempenho para escolha de diretores escolares.

Saiba mais sobre a proposta que a Associação Escolas Abertas Juiz de Fora encaminhou à Prefeitura.

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Em entrevista à CNN, na últma segunda-feira (6), a professora Lara Simielli, do Departamento de Gestão Pública na FGV, avaliou dados do Censo Escolar que apontam que apenas 11,4% das pessoas em cargos de direção passaram por processo seletivo qualificado.


Segundo ela, o importante é ter “critérios técnicos para a seleção ligados a competências importantes para um bom clima escolar.”


“O problema não é a indicação, mas é que em muitos casos ela é feita apenas em critérios políticos. O ideal é ter critérios mistos de seleção, usando conhecimento e, depois, indicação.”


A professora lembra que a direção da escola é o “segundo fator mais importante para desempenho dos alunos”.


“Se tem uma pessoa que assume função e cargo sem ter conhecimento técnico nessa função, isso vai ter impacto direto na qualidade da educação, tem que olhar com cuidado para gestão da escola”, concluiu.


Apenas para relembrar, nossa Associação encaminhou à Secretaria de Educação, no ano de 2022, um anteprojeto de lei que propunha alterações no processo de eleição de diretores para escolas municipais de Juiz de Fora, na tentativa de qualificá-lo.


Nossa proposta é que os gestores escolares sejam submetidos anualmente a uma avaliação de desempenho e mérito e apenas possam participar da eleição se tiverem aproveitamento médio igual ou superior a 70% do total de pontos distribuídos, apurados nos últimos 5 (cinco) ciclos avaliativos que antecederam o edital convocatório das eleições.


Outro ponto importante é o estimulo à participação de profissionais bem avaliados nos processos seletivos das escolas com piores indicadores educacionais.


Se quer saber mais sobre nossa proposta, clique no documento abaixo.


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