IDEB DAS ESCOLAS DE JUIZ DE FORA É UM DOS PIORES DE MINAS GERAIS.
- Escolas Abertas JF
- 24 de fev. de 2022
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O município está na 723ª colocação, de um total de 853 cidades mineiras, para os anos iniciais do ensino fundamental.

Utilizando informações obtidas no portal de dados educacionais QEdu, referentes ao Censo Escolar de 2019, a Associação Escolas Abertas Juiz de Fora fez um levantamento da situação das instituições públicas de ensino localizadas no município. O resultado é preocupante.
Para a etapa inicial do ensino fundamental (1º ao 5º anos), Juiz de Fora alcançou 5,6 pontos no IDEB, considerando as escolas da rede pública (municipal, estadual e federal), o que é bem abaixo da média de Minas Gerais, que é 6,3 pontos.
O município também ficou abaixo de sua meta individual, que era de 6,2 para o ano de 2019.
Na etapa final do ensino fundamental (6º ao 9º ano), a situação não é diferente. As escolas públicas localizadas no município atingiram 4,2 pontos, quando sua meta era 5,2 e a média mineira 4,7.
Em ambos os casos, as escolas públicas de Minas Gerais não atingiram a meta estadual, que era de 6,4 pontos para os anos iniciais e 5,3 para os anos finais.
Para o ensino médio, as escolas estaduais de Juiz de Fora atingiram 3,6 pontos, o suficiente para alcançar a meta individual projetada para 3,3. Porém, ainda ficou abaixo da média de Minas Gerais, calculada em 4,0 pontos, e muito longe do IDEB 5,0 projetado para o Estado.
A Associação também elaborou um ranking dos municípios mineiros e Juiz de Fora ficou na 723ª colocação, quando comparadas as escolas públicas dos anos iniciais do ensino fundamental, e na 656ª para os anos finais.
COMPARAÇÃO DE JUIZ DE FORA COM OUTRAS DE GRANDE E MÉDIO PORTE.
Quando comparamos os números apenas dos 33 municípios mineiros de médio ou grande porte (acima de 100 mil habitantes), Juiz de Fora fica nas última posição em relação aos anos iniciais e na penúltima, para os anos finais do ensino fundamental, empatada com Ribeirão das Neves. Para o ensino médio, o IDEB de Juiz de Fora fica na 23ª posição.

Dentre os 49 municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes, Juiz de Fora fica na 27ª posição para os anos iniciais do ensino fundamental, 35ª em relação aos anos finais e 28ª no ensino médio.

ENTENDA COMO FUNCIONA O IDEB
O Ideb é o principal indicador da qualidade da educação básica no Brasil. Para fazer essa medição, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) utiliza uma escala que vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6.0 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e Suécia.
Criado pelo Instituto Nacional de Pesquisa Educacional Anísio Teixeira (Inep) em 2007, o Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios) e a Saeb (no caso dos Idebs dos estados e nacional) – avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.
O Ideb pode servir tanto como uma bússola para apontar necessidades e ajudar uma rede a desenvolver a sua qualidade no ensino, como para direcionar políticas de distribuição de recursos do Ministério da Educação (MEC) e nortear gestores educacionais sobre investimentos e ações.
O Brasil possui metas claras para indicar se a educação básica do país está melhorando e avançando com qualidade. Essas metas foram instituídas em 2005 e são aferidas a cada dois anos pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), criado dois anos depois.
Para verificar se o Brasil vai atingir até 2021 a nota 6.0, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) -, foram instituídas metas bienais, que por sua vez devem ser atingidas não apenas pelo país, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A ideia é que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o país alcance a meta final.
Os valores do Ideb são calculados para escolas, municípios, estados, regiões e país. Para escolas são apresentados valores para os anos iniciais e anos finais, caso ela tenha participado da Prova Brasil. Para os municípios são apresentados valores do Ideb nos anos iniciais e anos finais agregado por rede pública, rede municipal e rede estadual. Para os estados é possível identificar o Ideb de anos iniciais, anos finais e ensino médio agregados para rede estadual e rede privada. Para as regiões e Brasil é divulgado o Ideb dos anos iniciais, anos finais e ensino médio agregados por rede pública, rede estadual e rede privada.
Nem todas as unidades da federação possuem Ideb para todas as redes e etapas escolas. Veja abaixo, quem não participa do Ideb:
Escolas particulares;
Escolas exclusivamente de Educação Profissional;
Escolas exclusivamente de Educação de Jovens e Adultos;
Escolas exclusivamente de Educação Especial;
Escolas públicas que oferecem ensino fundamental regular e que não realizaram a Prova Brasil/Saeb por terem menos de 20 alunos matriculados nas séries avaliadas (4ª série/5 º ano e 8ª série/9º ano), conforme declaração prestada ao Censo Escolar.
Escolas pertencentes às redes municipais e que não aderiram à Prova Brasil.
Escolas que realizaram a Prova Brasil/Saeb, mas não prestaram informação ao censo Escolar sobre os alunos aprovados e, por isso, não tiveram a taxa de aprovação calculada.
Escolas em que o número de alunos participantes da Prova Brasil foi inferior a 10 ou não alcançaram 50% dos alunos matriculados na série avaliada, posto que, do ponto de vista metodológico, tal contingente não refletiria o resultado de toda a escola.
O QUE PENSA A ASSOCIAÇÃO
A Associação Escolas Abertas Juiz de Fora tem como um de seus objetivos acompanhar e fiscalizar as políticas educacionais adotadas no município, buscando a melhoria contínua da qualidade do ensino, especialmente na rede pública.
Embora muitos especialistas em educação tenham suas ressalvas em relação ao IDEB, ele é o principal indicador de qualidade do ensino básico, e deve ser tomado como ponto de partida para o acompanhamento destas políticas.
É certo que cada cidade tem sua peculiaridade social e econômica, mas o estudo comparativo é relevante para que o município se situe no contexto regional e defina suas prioridades no momento de alocar os recursos do contribuinte. A partir de um critério objetivo, a sociedade deve exigir dos agentes políticos a atenção necessária para melhoria da qualidade do ensino público.
Como cada escola tem sua própria meta, as famílias devem ficar atentas à evolução individual de cada instituição, acompanhando, participando e exigindo dos responsáveis medidas efetivas para se atingir melhor desempenho.
A performance das escolas de Juiz de Fora poderia melhorar se a educação fosse tratada como prioridade. A aferição do IDEB para o ano de 2021 pode ficar prejudicada em razão da pandemia, mas é fato que as decisões de política sanitária adotadas no município, podem agravar uma situação que já não é confortável.
Inúmeros estudos demonstram que os prejuízos causados pelo fechamento das escolas foram enormes e as autoridades sanitárias juiz-foranas não deram a prioridade que a educação merecia. Juiz de Fora arcará com as consequências de ser o município brasileiro com mais de 500 mil habitantes que ficou mais tempo sem nenhum tipo de atividade presencial nas escolas.
Aguardemos os próximos resultados.



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