top of page

Ensino em tempo integral reduz homicídios em 50%, diz estudo.

Ampliar a jornada escolar é um investimento que gera aumento na geração de empregos e no número de matrículas no ensino superior entre os jovens.

ree

Foto: Kenny Eliason/Unplash


A qualidade da educação é um dos principais fatores determinantes do crescimento da produtividade de um país. Entretanto, apresar de o Brasil ter conseguido ampliar bastante o acesso à escola, a evolução do aprendizado deixa a desejar, especialmente no ensino médio.


Um estudo realizado por pesquisadores do Insper e da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Natura, concluiu que o investimento em escolas em tempo integral as taxas de homicídio de homens jovens em até 50%.


A pesquisa analisou 16 anos de uma política referência, no Estado de Pernambuco, que aumentou o tempo de aula para 10 horas e apostou em um currículo centrado no projeto de vida e no protagonismo do estudante.


Pernambuco é o estado que possui maior percentual de escolas que oferecem ensino médio em tempo integral, chegando a 70% das vagas. É o percentual que o estado considera como máximo, já que se prevê deixar unidades com um turno só, como opção.


Outro estudo já havia sido divulgado pelo Insper no mês de fevereiro, apontando resultados semelhantes.


No estudo anterior, os pesquisadores criaram um índice de qualidade da educação no ensino básico nos municípios combinando a proporção dos matriculados aos 6 e 7 anos no início do sistema escolar que participa no ENEM aos 17/18 anos de idade com o desempenho desses alunos no ENEM. Depois, avaliaram o impacto da melhora do aprendizado no ensino médio sobre indicadores de mercado de trabalho, ensino superior e violência dos municípios.


Os resultados mostram que os municípios que mais melhoraram nesse indicador tiveram maior redução no número de homicídios entre os jovens, aumento nas matrículas do ensino superior e aumento na geração de empregos entre os jovens no período subsequente. Um aumento de um ponto no IDEB-ENEM está associado com uma diminuição de 25% nos homicídios, um aumento de 15% nas matrículas e de 200% na geração de empregos.


Em Minas Gerais, de acordo com publicação feita no perfil do Instagram do Governador Romeu Zema, as vagas de ensino médio em tempo integral aumentaram 6 vezes entre 2019 e 2022.

Comentários


©2021 por ASSOCIAÇÃO ESCOLAS ABERTAS JUIZ DE FORA.

bottom of page