QUAL A PERCEPÇÃO DOS BRASILEIROS SOBRE A EDUCAÇÃO?
- Escolas Abertas JF
- 20 de jan. de 2022
- 1 min de leitura
Estudo mostra que 43% da população enxergam como irrecuperáveis as perdas de aprendizado na pandemia.

Nesta quinta-feira (20/01) o Instituto Unibanco publicou a pesquisa "Jovem de Futuro", encomendada ao Datafolha para medir a percepção do cidadão comum sobre a educação.
De acordo com o resultado da pesquisa, “ter conhecimento” e “conseguir um emprego” são os principais papéis da educação para a população brasileira. Os entrevistados também mencionaram que a educação contribui para “respeitar direitos e deveres”, “reduzir a desigualdade” e “reduzir a violência”.
Além disso, 4 em cada 10 brasileiros com 16 anos ou mais (43%) acreditam que as perdas de aprendizado na educação, especialmente nas escolas públicas, não poderão ser recuperadas.
Dentre os temas que os entrevistados acreditam ser importante abordar em sala de aula, os principais fora prevenção às drogas (25%), educação sexual (10%), redução de desigualdade (9%) e racismo (9%).
Outro dado aponta que quase metade dos brasileiros com 16 anos ou mais (47%) consideram que a importância da educação diminuiu durante a pandemia. O restante se divide entre os que consideram que a importância aumentou (28%) e aqueles que consideram que ficou igual (24%).
E você? Qual é a sua percepção? Acredita que a gestão da educação no Brasil está trabalhando alinhada com os anseios da população?
Acesse aqui a íntegra da pesquisa:



Comentários