Suplementação escolar para jovens com altas habilidades
- Escolas Abertas JF
- 29 de mar. de 2022
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A iniciativa atenderá 250 jovens do 6º ao 8º ano de escolas públicas do Rio de Janeiro.

Foto: Wix
O projeto foi lançado pela Alicerce Educação e pelo Instituto Apontar em conjunto com o Instituto Virgolim, mediante investimento realizado pela Stone. O objetivo é oferecer suplementação em contraturno escolar para 250 jovens selecionados, a partir de mapeamento realizado entre os estudantes do 6º ao 8º ano de escolas públicas do município do Rio de Janeiro.
Em uma primeira fase, serão criados 11 polos educacionais, sendo um em cada uma das 11 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), selecionados em conjunto com a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro, incluindo 60 escolas próximas que também terão seus alunos convidados a participar do processo seletivo.
Os alunos escolhidos terão aulas, de segunda a sexta, com três horas por dia de atividades de suplementação, oportunidades de avançar no currículo e conhecer pessoas de referência em diversas áreas. Ainda haverá debates sobre temas polêmicos que proporcionam a ampliação de pensamento crítico e novas reflexões. No futuro, o desejo é estender o projeto a todos os jovens com altas habilidades da rede pública do município do Rio de Janeiro, para que possam receber suplementação educacional.
É muito importante promover uma metodologia de ensino voltada às necessidades desses jovens que, naturalmente, estão à frente da média de conhecimento dos alunos da sua idade e série escolar. Daí a importância de tais habilidades serem valorizadas e estimuladas para que possam continuar se desenvolvendo.
Além do aspecto pedagógico, os alunos e suas famílias também receberão acompanhamento psicossocial.
De acordo com Augusto Lins, presidente da Stone, a empresa apoia o projeto "porque entende que ele contribui para a formação de jovens fortalecidos acadêmica e socialmente, pessoas que poderão se tornar futuros líderes e irão contribuir com a redução de desigualdades e a promoção de uma maior inclusão social”
Fonte: Bússola/Exame
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